Frete Grátis para todo o Brasil! / Whatsapp: (11) 94899-3062

11 Atividades Divertidas para Educação Infantil

As idades de 3 a 5 são cruciais para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Nessa fase as crianças são muito curiosas, fazendo perguntas e explorando o mundo ao seu redor, e nesse momento a educação infantil deverá se juntar a diversão. E os pais podem e devem se divertir nessa fase, ajudando os pequenos a crescerem brincando. Quase tudo pode virar uma aventura alegre e divertida. Aqui selecionamos 11 atividades simples e divertidas para os pais e crianças fazerem juntos: 

1. A Inclusão das Bonecas

    Eles são uma representação da própria criança e permitem que ela compreenda melhor a si mesma e as outras pessoas à sua volta. Brincar com bonecas pode proporcionar um crescimento importante para as crianças, independentemente do sexo.

    Habilidades sociais: Educação infantil 3 anos. Brincar com uma boneca solidifica as habilidades sociais adquiridas nos primeiros anos de desenvolvimento da criança. Ao cuidar de uma boneca, eles aprendem a cuidar um do outro.

    Responsabilidade: Educação infantil 4 anos. Ao aprender habilidades sociais importantes, automáticamente as crianças também aprendem a ter responsabilidades. O aprendizado dessa habilidade pode ajudá-las a aprenderem a cuidar de seus animais de estimação, ou os irmãos mais novos.

    Empatia e Compaixão: educação infantil 5 anos. Outra habilidade social importante que as crianças aprendem quando brincam com bonecas, é como processar emoções como empatia e compaixão. Assim como cuidar de suas bonecas ensina responsabilidade, ensina a simpatizar com as pessoas ao seu redor e permite que elas cresçam e se tornem pessoas carinhosas. 

    Imaginação: educação infantil 3 anos. Brincar com uma boneca ajuda a desenvolver a imaginação de uma criança ao encontrar cenários criativos e imaginários.

    Língua: educação infantil 4 anos. Brincando com bonecas e suas amigas, as crianças se deparam com situações novas e únicas que vão fortalecer seu vocabulário. Dessa maneira, eles descobrem o mundo à sua volta.

    2. Desenhem Letras Juntos

    As crianças de três anos geralmente são apaixonadas por desenhos. Eles são capazes o dia todo rabiscando, colorindo e tentando copiar coisas se você deixar! Use essa curiosidade pela arte, e os ajude a desenhar letras, essa será uma ótima atividade de educação para crianças de 3 anos. Compre folhas com linhas pontilhadas em vermelho, e comesse a brincadeira, isso ajudará muito o seu filho a começar a aprender a forma de cada letra. Desenhe letras a lápis e faça com que seus filhos tentem copiar, ou desenhar dentro da escrita.

     

     3. Monte Quebra-Cabeças

    Quebra-cabeças não são apenas para aposentados! As crianças podem adquirir habilidades motoras impressionantes enquanto movem as peças do quebra-cabeça e as colocam nos pontos corretos. Procure quebra-cabeças com peças grandes ou pinos para facilitar o uso de seus pequenos. Essa atividade de educação infantil para crianças de 3 anos também ensina a ter paciência, um atributo-chave em todas as etapas da vida.

     

    4. Jogando jogos

    Outra ótima maneira de ajudar os pequenos a obter o controle de suas habilidades motoras é jogar jogos motores. A amarelinha é uma opção perfeita, porque as crianças devem jogar uma pequena pedrinha ou um grão de feijão em um determinado quadrado e pular. Essa será uma ótima atividade educacional para crianças de 4 anos, que irá treinar a coordenação de seu pequeno e ao mesmo tempo ser uma atividade divertida para ambos.

    5. Formas correspondentes

    Nessa idade, as crianças devem saber os nomes das formas simples. Os pais podem ajudar seus filhos apontando diferentes formas ao seu redor. Um cubo de brinquedo pode ser um quadrado e uma bola um círculo. Em seguida, faça cartões de memória semelhantes a essas formas. Crie dois círculos, quadrados, corações, etc. Misture as cartas e incentive seus filhos a combinar as formas corretas. Essa também será uma boa atividade de educação infantil para crianças de 4 anos.

     6. Jogue bingo

    Embora esse jogo seja comumente ligado aos idosos, essa é uma ótima maneira de ensinar às crianças letras e números! Uma atividade excelente para educação infantil de 4 anos. Crie cartões de bingo que reflitam as letras e os números que seus filhos estão aprendendo e depois jogue, oferecendo ajuda quando necessário. Certifique-se de recompensar os vencedores! Por exemplo, um livro novo é um prêmio incrível, pois promove ainda mais o aprendizado dessas letras.

     7. Faça o famoso telefone de lata

    Sim, eu sei, você provavelmente tem um telefone celular, mas falar sobre isso não será tão divertido quanto esse tipo de comunicação! Ensine seus filhos sobre vibração e ondas sonoras fazendo um telefone de lata. Use duas latas com as bordas totalmente removidas para que não tenham áreas pontiagudas. Em seguida, faça um furo no fundo e coloque algum tipo de fio ou barbante entre as latas. Amarre um nó em cada extremidade para que o fio ou barbante fique lá. O telefone está pronto! E você poderá mostrar como funcionam as ondas sonoras. A versão em lata transmitirá algum som, ilustrando o que acontece quando você fala ao telefone. Uma brincadeira perfeita, que promove a educação infantil de 5 anos.

    8. Faça uma caça ao tesouro colorida

    Outra habilidade básica que as crianças em idade pré-escolar devem entender é identificar as cores do arco-íris. Em vez de simplesmente apontar para as coisas e perguntar a seus filhos, faça uma caçada! Os envie para o quintal, varanda ou os leve no parque e os ajude a encontrar algo com as tonalidades do arco-íris. Em breve eles voltarão com uma bola roxa, bicicleta vermelha, folha amarela e muito mais. É uma maneira divertida de inseri-las no ambiente, uma atividade ótima de educação infantil de 5 anos, fazendo elas pensarem e identificarem as cores.

    9. Tente um jogo de informações

    É muito importante que nossos pequenos conheçam algumas informações básicas ao entrar na pré-escola. Os pais podem ajudar seus filhos a aprender nomes completos, endereços, números de telefone dos pais, jogando, isso mesmo, brincando. Recorte cartões com as letras dos nomes dos seus filhos e peça que eles reorganizem os cartões até que eles façam o nome correto. Essa é uma atividade ótima para a educação infantil de crianças de até 4 anos. Você pode até cantar uma música que lista todas essas informações em um só lugar - a melodia pode ajudá-los a se lembrar.

     10. Brinque com brinquedos sensoriais

    Seus filhos mais novos provavelmente se interessam em tocar nas coisas. Eles correm as mãos sobre o tapete, adoram brincar com o rabo do cachorro e costumam brincar com a comida. Essa é uma técnica de aprendizado importante e ao mesmo tempo confusa. As massinhas são um ótimo brinquedo para incentivar o jogo sensorial das crianças. Moldá-lo é divertido e muito importante na educação infantil de 5 anos.

    11. Observe as estações

    As crianças costumam adorar sair, não importa o clima! Faça uso disso para ensinar seus filhos sobre as estações do ano. Fale sobre o que acontece quando a primavera se transforma em verão ou inverno. O simples ato de pergunte o que seus filhos notam, como a mudança de temperatura ou as folhas caindo é uma ótima atividade educacional para 5 anos. As estações do ano são um assunto importante para entender e podem até tornar mais fácil vestir seus filhos pequenos para ir à pré-escola, pois sabem por que são necessários um casaco ou botas de chuva!

    Coleção Bebe Reborn Original