Frete Grátis para Todos Pedidos

17 Bonecas Únicas que Você Não Sabia Que Existe

Uma boneca é uma modelagem de um ser humano, que frequentemente é utilizada como brinquedo para crianças. Elas já existem há muito tempo e são usadas ambiguamente como objetos de diversão e obras de arte. Bonecas criadas com o propósito artístico em mente são chamadas de “Art Dolls”, e são montadas em uma variedade ampla de estilos, com materiais pré-fabricados ou originais.

Enquanto alguns brinquedos são produzidos em massa, a produção de tais bonecas artísticas requer diversas habilidades – nas quais são incluídas escultura, pintura e costura. Os materiais utilizados são geralmente tecidos, papel, argila, cera, cabelo (natural ou sintético), lã, dentre outros.

Bonecas Únicas

Há tipos diferentes de representação nas figuras para lugares diversos. Em alguns países, elas são mais do que brinquedos, e são usadas em rituais ou para passar alguma mensagem para as crianças.

Tipos Diferentes de Bonecas

Lol Dolls

São as bonecas mais criativas e interativas, produzidas pela MGA, e são tudo o que uma criança procura em um brinquedo. O pacote original de uma Lol Doll é coberto em três camadas, e cada uma provê uma ideia de qual tipo de modelo pode se encontrar dentro. Possui pequenas bolsas que incluem o brinquedo em si, assim como os acessórios, sapatos, roupas e uma garrafa. Uma Lol Doll comum custa entre $6,99 e $15,99 dólares, enquanto edições limitadas custam em torno de $21,99 até $69,99 dólares.

Estas são muito apropriadas para crianças entre 5 a 9 anos, e podem ser encontradas em diversas lojas.

Lol Surprise Dolls

O nome é um acrônimo para Little Outrageous Little Surprise, e esta linha de bonecas se tornou altamente demandada. Estes brinquedos requerem muita paciência ao desembrulhar, pois o conteúdo é maior. Para a Lol Big Suprise, toda bola surpresa vem com 50 itens diferentes, que são acessários, figurinos e sapatos. Elas têm a característica de mudar de cor, chorar, urinar ou cuspir quando mergulhadas em água.

A parte mais divertida para as Lol Surprise é que você nunca sabe o que pode encontrar, e esse mistério é o que propele as pessoas a compra-las. Podem haver tamanhos diferentes e estão disponíveis em lojas e também online.

Bonecas Fashion

Estas são bonecas com design que reflete qualquer tipo de trend na moda. São construídas como brinquedos infantis e também como itens de coleção para adultos. Seus modelos geralmente lembram garotas adolescentes ou até mesmo mulheres adultas.

Vários tamanhos de bonecas fashion podem ser encontrados em uma faixa de 25 cm até 90 cm. Costureiras e designers usam com frequência este tipo de bonecas para modelagem de roupas em seus trabalhos. Muitos materiais podem ser utilizados na construção – como vinil, porcelana, e plástico –, e desde que dominaram o mercado nas décadas entre 1860 e 1890, muitas variações já foram vistas.

Exemplos de bonecas fashion são: Barbie, Bratz, Lammily, Blythes, e diversas outras.

Living Dead Dolls (Bonecas Morto-Vivas)

A Living Dead Dolls é uma linha de brinquedos de terror que foram primariamente produzidas à mão por Ed Long e Damien Glonek em 1998, nos Estados Unidos. Porém, começaram a ser manufaturadas comercialmente pela Mezco Toys desde 2000. Seu público alvo é mais adulto, visando pessoas com 15 anos ou mais.

Estas bonecas possuem 25 centímetros de altura, construídas em plástico com roupas de tecido. São empacotadas em caixas no formato de caixões, e vêm com certificado de óbito – nos quais também acompanha a causa da morte, que é diferente para cada modelo. Trata-se de um estilo de bonecas distinto do que se é acostumado a ver, e este é seu grande apelo comercial.

Bonecas de Papel

Estas são figuras cortadas com papel ou cartões finos com roupas separadas (também feitas de papel). Tais roupas são adicionadas ao brinquedo com o auxílio de guias de dobradura de papel.

Quanto ao design, geralmente atém-se a representar pessoas, animais ou objetos inanimados. São uma variação muito barata de brinquedos para crianças, e podem ser facilmente repostos. Brinquedos de papel ganharam popularidade nos anos 1920, e ainda continuam a ser procurados. Modelos de papel, principalmente os vintage, tornaram-se itens de coleção muito demandados.

Bonecas Russas (Matrioska)

Tratam-se de um número de bonecas de madeira, decrescentes em tamanho, que são colocadas uma dentro da outra. Matrioska significa pequena matriarca.

Um set de Matrioskas consiste de uma figura de madeira que separa o topo do fundo, revelando uma figura menor do mesmo tipo dentro, e esta também possui, por sua vez, outra figura ainda menor dentro dela. Tradicionalmente, a camada mais externa representa uma mulher vestida em um sarafan – um longo vestido campesino e tradicional da Rússia. As figuras internas podem variar de estilo e gênero, porém. O brinquedo mais interno é tipicamente um bebê feito de madeira maciça.

Bonecas Our Generation

Os brinquedos Our Generation vêm em diferentes variações, porém todas com altura de 46 centímetros (18 polegadas). Cada um possui uma história e uma personalidade únicas.

As bonecas Our Generation comuns vêm roupas únicas, e os modelos Deluxe são articuladas – e isto significa que são mais macias e levemente flexíveis em seus joelhos e cotovelos. Também possuem um livro de histórias e acessórios importantes, assim como uma segunda roupa. Elas podem ser adquiridas por meio online ou em loja física e são apropriadas para crianças entre 5 a 9 anos.

Bonecas Troll

Este é um estilo de brinquedo de plástico com cabelos peludos e arrepiados e lembrando em aparência um troll, sendo também chamado de Dam a partir do seu criador Thomas Dam. São conhecidos como good luck trolls (trolls de boa sorte) no Reino Unido.

Sua criação data de 1959 e a década de 60, e tornaram-se um dos brinquedos mais bem-sucedidos comercialmente nos Estados Unidos.

Bonecas Baby Alive

Produzidas pela Hasbro, as Baby Alive são conhecidas pela variedade de brincadeiras que as crianças podem usufruir. Estas bonecas comem, bebem, se molham, fazem xixi e cocô, e têm bocas articuladas. Três variedades são disponíveis: loira, morena e afro-americana.

A primeira Baby Alive foi introduzida em 1973. Esta podia ser alimentada em pequenas doses de comida misturadas em água, tendo acessórios como uma mamadeira, fraldas e uma colher para alimenta-la. A colher podia ser inserida na boca do brinquedo, e uma alavanca na parte de trás fazia possível mastigar a comida. No presente, a boneca foi reformulada para que pudesse falar mais realisticamente e havendo maior gama de acessórios.

Bonecas Kashina

São conhecidas também como bonecas Hopi Kashina, e são figuras esculpidas em raiz de choupo pelo povo Hopi, americanos nativos que habitam os Estados Unidos. Elas são utilizadas para instruir moças e noivas sobre as Katsinas, os seres imortais que trazem a chuva e controlam outros aspectos do mundo natural e da sociedade, agindo como mensageiros entre humanos e o mundo espiritual.

Cada boneca Kashina têm um significado distinto e muita atenção é dada aos seus detalhes. Há geralmente quatro formas aceitas de Kashinas e cada uma é designada para representar estágios de desenvolvimento pós-natal. Estas são: Putsqatihu, Putstihu taywa’yla, Muringputihu e Tithu.

Ugly Dolls

Ugly Dolls (ou melhor, bonecas feias) é uma marca baseada numa série de brinquedos de pelúcia, que começou com uma ideia nas conversas à distância com cartas entre seus criadores. Para eles, o feio é algo único, especial, para ser celebrado. A marca foi lançada em fevereiro de 2001, e em 2006 ganhou o importante prêmio Specialty Toy of the Year, da Toy Awards, em 2006.

Bonecas Assombradas

Geralmente, bonecas assombradas são feitas à mão ou com materiais de manufatura, que possuem relatos de serem amaldiçoadas ou possuídas de alguma forma. São, muitas vezes, de aparência assustadora ou inocente. As primeiras ocorrências foram de modelos criados há diversos séculos no passado, no Antigo Egito.

Worry Dolls

Traduzidos literalmente para “bonecos de preocupação”, são bonecos manufaturados provindos da Guatemala, feitos com arame, lã e texturas coloridas e depois vestidos em roupas Maias tradicionais. Eles possuem tamanho pequeno, geralmente entre 2 a 5 centímetros. Em outros países, todavia, modelos inspirados nesta tradição Maia são produzidos a partir de papel prensado, fita e lã colorida, podendo haver tamanhos maiores.

Estes pequenos fantoches são dados às crianças que se encontram tristes e pensativas. Ela então conta ao fantoche suas preocupações e medos, e então, coloca-o embaixo do seu travesseiro à noite. Acredita-se que assim o fantoche leva as suas preocupações para longe.

Bonecas Naturally Perfect (Perfeitamente Naturais)

Estas são bonecas coloridas, tipicamente de pele negra, que podem ser estilizadas de várias maneiras e lavadas. Estes brinquedos possuem até 46 centímetros (18 polegadas) em altura.

A intenção por trás da criação destas bonecas é desencorajar a noção que as crianças obtêm socialmente que uma pessoa não pode ser bonita sem ter uma pele pálida e cabelo loiro. Os modelos, então, parecem-se todos com moças afro-americanas de cabelo natural, para que as crianças vejam que a beleza é diversa e sem determinantes lógicos ou preconceituosos.

O design dos modelos é feito pelo casal Sr. e Sra. Sweeting.

Bonecas Lalaloopsy

Esta é uma linha de fantoches de pano e plásticos criada pela marca MGA. Originalmente, os modelos eram diversos, todos de pano, e haviam altura de 33 centímetros.

Cada fantoche é originalmente criado com um tema ficcional que reflete o dia no qual foi criado, e o tecido utilizado para construir a ele e ao seu animal de estimação. A intenção do brinquedo é ensinar pequenas crianças que todos são únicos de sua própria maneira, que nada deve ser desperdiçado e para também estimular a criatividade e a imaginação. Com o passar dos anos, diferentes personagens foram adicionados à linha Lalaloopsy, crescendo muito o número de modelos disponíveis.

Bonecas Kokeshi

Simplesmente são bonecas de madeira sem mãos, que há mais de 150 anos são construídas como brinquedos para pequenas crianças. São de origem japonesa e são construídas a mão.

Possuem um tronco simples e, no rosto, poucas linhas são pintadas para dar alguma definição às características faciais. O corpo de uma figura Kokeshi costuma haver padrões florais ou listrados pintados em vermelho, preto e às vezes verde, amarelo, roxo ou azul – assim como uma camada de cera ou verniz. Onze variedades reconhecidas deste estilo existem, com a mais popular sendo a variedade Naruko.

Bonecas Assustadoras

São figuras com aparência assustadora ou bizarra que os brinquedos assombrados. Podem, ou não, possuir algum tipo de possessão espiritual. São geralmente de aparência vintage ou realmente mais antigas, feitas à mão, e podem ser encontradas online.